Curva ABC: O que é e como usá-la na sua gestão de estoque

Uma boa gestão de estoque vai muito além de saber quantos e quais produtos há no seu inventário. Utilizando o método da Curva ABC, gerenciar seu estoque se torna muito mais fácil.

Saber balancear oferta e demanda, manter os armazéns suficientemente abastecidos, conseguir definir quais produtos são prioritários (em outras palavras, quais produtos vendem mais) … Esses são apenas alguns fatores importantes para se ter em mente na hora de fazer o gerenciamento de seu estoque.

Sabemos o quão importante é ter em mãos ferramentas que tornem o dia-a-dia de seu negócio mais ágil, especialmente numa área tão importante para o funcionamento da empresa.

Por isso, hoje iremos falar sobre a Curva ABC, e porque entendê-la é tão importante no gerenciamento do estoque.

Parece bastante coisa, mas não se preocupe. Continue conosco nesta leitura para saber mais!

O que é a Curva ABC?

A Curva ABC é um método de classificação de informações no qual elas são ordenadas quanto ao grau de impacto ou importância. No caso de produtos em um estoque, o uso da Curva ABC te permite verificar quais são os produtos que fornecem o maior lucro, ou seja, aqueles que tem melhor desempenho dentro do seu negócio.

É um método que ainda pode ser usado em outras situações, como por exemplo: Na classificação de clientes de acordo com o poder de compra, ou até mesmo para organizar os processos prioritários dentro de um setor da empresa. Já dá para imaginar o quanto esse método pode ajudar a facilitar o gerenciamento do seu estoque, não é?

Considerando os produtos de um estoque, essa classificação pode ser feita de algumas formas: considerando o giro do estoque, o preço de custo, preço de venda, margem de lucro, custo no estoque, produtos com maior giro, etc.

A classificação é feita se baseando no chamado Princípio de Pareto, ou regra 80/20: “80% dos resultados vêm de 20% dos esforços”. Traduzindo em termos de estoque, significa que 80% dos lucros vem de 20% dos itens. Ou, olhando de outra maneira: Entre os produtos vendidos, 20% deles são responsáveis por 80% das vendas.

Pensando nisso, os itens são separados, por exemplo, em três classificações:

  • Tipo A: produtos com maior valor agregado (alto faturamento) – Representam 20% do estoque.
  • Tipo B: produtos com alto valor agregado, abaixo do tipo A (faturamento médio) – Representam 30% do estoque.
  • Tipo C: restante dos produtos (baixo faturamento) – Representam 50% do estoque.                 

Os produtos de Tipo A:

são aqueles que representam a maior porcentagem no valor total de vendas. São os produtos mais importantes, e prioritários no controle de estoque. A administração desses produtos é fundamental.

Já os produtos de Tipo B:

são aqueles de faturamento intermediário. Necessitam de boa gestão, devido à sua margem de contribuição no valor das vendas.

Por fim, os produtos de Tipo C:

são aqueles que tem menos importância em termos de valor agregado e movimentação. Necessitam de gerenciamento adequado pois ocupam espaço considerável no estoque.

Ao separar e classificar os produtos dessa maneira, é possível direcionar o gerenciamento do seu estoque, tendo maior controle para exercer estratégias no planejamento de compras, organização do inventário e otimização do espaço de armazenamento, logísticas voltadas para a demanda dos produtos, além, claro, de possibilitar uma melhora nos lucros do seu negócio.

Com a curva ABC é possível identificar quais produtos são prioridade e que não podem faltar no estoque. Ao mesmo tempo, os produtos de baixo giro são identificados, e a partir disso é possível criar estratégias para tirá-los do estoque e substituí-los, já que não trazem retorno financeiro significativo.

Uma vez que você já sabe a quais categorias pertencem os produtos do seu inventário, essas informações podem ser aplicadas de algumas maneiras! Por exemplo:

Para produtos de Tipo A, o mais importante é que eles não faltem no estoque, já que são os produtos que trazem a maior porcentagem de lucro. Sabendo disso, é imprescindível ter fornecedores de confiança, que ofereçam não só o menor custo, mas os melhores prazos, além das melhores condições de pagamento.

Também é importante manter um estoque razoável de produtos de Tipo B. Eles não têm um giro tão alto quanto os de tipo A, mas ainda assim é uma mercadoria que os clientes procuram.

Nesses dois casos, é essencial definir os níveis de estoque máximo e mínimo, para que os produtos sempre estejam disponíveis num nível alto o suficiente para atender as demandas, mas não tão alto que deixe o armazenamento inviável.

O ponto mais importante ao classificar produtos como Tipo C é analisar as razões pelas quais esses produtos estão parados. Podem ser produtos que estão passando por fase de testes ou produtos de teor sazonal, por exemplo.

A partir desse reconhecimento, o empreendedor pode buscar estratégias para fazer com que esses produtos alcancem um maior nível de giro. Não podemos esquecer: Estoque parado é dinheiro perdido!

Conclusão:

Agora que você já sabe o que é a Curva ABC, é hora de aplica-la na sua gestão de estoque! O sistema ERP da IN4 fornece todas as informações necessárias para que você possa colocar esse método em prática, além de te fornecer diversas ferramentas para te auxiliar no gerenciamento do estoque do seu negócio de forma geral.

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