Dicas de ferramentas de TI para o sucesso do seu negócio

Adotar ferramentas de TI (Tecnologia da Informação) na empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, é fundamental para garantir a competitividade e satisfação do cliente.


A utilização de sistemas e equipamentos tecnológicos auxilia na automatização de processos, para assim aumentar a eficiência, produtividade, segurança e confiabilidade nas informações geradas pela empresa. 


Além disso, a TI permite comunicação integrada entre colaboradores, clientes e fornecedores. Além de mais rápida, a troca de informações com a ajuda da TI garante eficácia no relacionamento com os stakeholders. 


Ou seja, é imprescindível considerar a adoção de ferramentas de TI como estratégia para acompanhar as constantes transformações do mercado. Por isso, temos algumas dicas de ferramentas que podem ser úteis para você. Confira.

Principais ferramentas de TI para a sua empresa.

A principal vantagem de adotar soluções de tecnologia, é que não demandam espaço físico, como maquinários. Por isso, há uma gama de opções para a necessidade de qualquer empresa. A seguir, as principais que podem ajudar a sua são:

ERP: Sistema de gestão integrada

O Enterprise Resource Planning (ERP), ou Planejamento de Recursos Empresariais, é uma das principais ferramentas de Tecnologia da Informação para organizações de todos os portes e segmentos. Esse é um sistema integrado que permite gerenciar diversas áreas, como financeiro, compras, vendas, estoque, produção, logística, recursos humanos, e outras.


Ao utilizar um ERP, podemos centralizar todas as informações em um único banco de dados, o que facilita a análise das informações. E tem mais: a solução consegue integrar outros sistemas já existentes. Assim, não precisamos adicionar dados antigos. 


Ele também possibilita a automação de processos e rotinas, resultando em redução de tempo e de custos operacionais, bem como minimização de erros.


Um dos melhores retornos que o ERP oferece é a otimização na tomada de decisões. Isso é possível com a integração de informações, as quais se dão no momento esperado — o que permite entender o desempenho da empresa com mais precisão. Por isso, identificar oportunidades é mais simples e definir estratégias que dão certo também. 


O sistema é ideal para quem quer escalar a empresa de forma realista, atendendo demandas sem a necessidade de investir em novos sistemas. 


Diante desses benefícios, destacamos:

  • A segurança dos dados para armazenar e compartilhar em nuvem, com criptografia;
  • Oferece escalabilidade, pois viabiliza o crescimento sem envolver novos softwares;
  • Minimiza gastos, já que o ERP supre as necessidades e não há gastos adicionais com novas soluções;
  • Permite o acesso remoto, por ter o armazenamento em nuvem, garantindo o acesso à distância; 
  • Diminui o tempo de resposta de outros departamentos, com informações sendo processadas em tempo real. 

Sistemas para sincronização e backup em nuvem.


Os sistemas de backup e sincronização de arquivos na nuvem 
são ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) essenciais para a segurança da organização. Além de servir para qualquer porte, essa solução garante praticidade no acesso às informações. 


Podemos sincronizar computadores, smartphones e tablets para manter todas as informações agrupadas. Sendo assim, qualquer colaborador consegue logar e obter documentos em qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet. Essa é uma grande vantagem para trabalhos off-site e home office.


Para quem aposta na nuvem, descobre otimização do espaço útil até no escritório. Estamos falando isso, pois não há a necessidade de manter papeladas em móveis e gavetas. Os servidores físicos também são extintos, reduzindo os gastos com manutenção, atualização e backups.


Com a solução de backup remoto, também conseguimos garantir a segurança de dados sensíveis e históricos da empresa. Pode ser usado em qualquer setor e permite copiar arquivos em servidores remotos, com segurança e praticidade de acesso. 


A necessidade de backup surge a partir do alto volume de dados gerados, e como estamos na era da informação, armazenar arquivos somente nos dispositivos é um risco muito grande. É preciso operar com eficiência e segurança, e isso, o backup remoto oferece. 


Com essa solução, evita-se perder dados críticos por conta de falhas nos sistemas, roubo de dados, materiais danificados e outros incidentes que afetam a integridade das informações. Ou seja, os arquivos originais podem até sofrer danos e serem apagados, mas no backup eles estão salvos. 


Outro benefício do backup remoto é a facilidade de gerenciar informações. Ele lida com a centralização dos dados, por isso, geri-los pode ser feito por qualquer administrador. 

Soluções digitais para monitoramento.

Já os softwares de monitoramento permitem entender o desempenho de sistemas e dispositivos de rede, para garantir maior segurança, eficiência e disponibilidade das informações sobre os serviços prestados.


Isto é, podemos identificar problemas antes de se tornarem críticos, e assim evitar falhas nos sistemas. Além disso, a empresa consegue monitorar os recursos utilizados, identificar percalços e planejar melhorias para otimizar o desempenho dos sistemas.


A detecção vai desde possíveis ameaças, invasões de segurança, até desalinhamento de dados e sistemas desatualizados. Torna-se essencial investir nisso, pois se pode monitorar a rede em busca de atividades suspeitas, identificando possíveis ataques para tomar as decisões necessárias para proteger a empresa.


E tem mais: todos os softwares de monitoramento devem ajudar no cumprimento das regulamentações de segurança e conformidade, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a ISO 27001 e outras normas.


De acordo com o Ministério Público Federal, a LGPD tem como objetivo “proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural”. Também tem como foco a criação de um cenário de segurança jurídica, com a padronização de regulamentos e práticas para promover a proteção aos dados pessoais de todo cidadão que esteja no Brasil, de acordo com os parâmetros internacionais existentes.”


Já a ISO 27001 trata da regularização da cibersegurança. Para adotá-la, é preciso implantar processos e seguir alguns requisitos voltados para estabelecer a segurança da informação da empresa. A consequência é a redução de riscos, melhoria contínua, vantagem competitiva e redução de custos para a resolver problemas.


Explicar algumas dessas normas, mostra a importância do monitoramento para o negócio. Pense bem, com a detecção precoce de problemas, evitamos falhas e reduzimos o tempo de inatividade dos sistemas. Com isso, evita-se prejuízos financeiros e de produtividade.


Entenda: os softwares de monitoramento permitem que a empresa tenha um melhor controle e gerenciamento dos seus sistemas e dispositivos de rede, além de proporcionar visão ampla do ambiente de TI. 

Qual a solução ideal?

Encontrar a ferramenta de TI ideal para a sua equipe pode ser uma tarefa desafiadora, uma vez que existem diversas opções no mercado e cada empresa tem suas próprias necessidades e exigências. Mesmo assim, listamos algumas dicas para ajudá-lo nessa missão: 

  • Defina as necessidades da empresa antes de tudo: liste e compreenda qual é de fato a carência em relação a TI. Vale considerar os problemas rotineiros e as falhas enfrentadas, além das melhorias e as metas a curto e longo prazo.
  • Pesquise e peça indicação das opções disponíveis: nesse passo, lembre-se de entender as funcionalidades e recursos oferecidos por cada ferramenta, bem como as avaliações e opiniões de outros usuários e organizações do setor. Considere também o custo-benefício — não apenas o preço, mas também os custos de implantação, manutenção e treinamento.
  • Verifique a possibilidade de integração com outras ferramentas: você já usa outras ferramentas de TI, correto? Por isso, conte com sistemas com a capacidade de integração com os já existentes. Esse é o caso do ERP, por exemplo.
  • Teste sempre que puder: antes mesmo de realizar a compra, é possível testar e verificar se corresponde ao que você procura. Fique atento, pois muitos fornecedores oferecem períodos de testes gratuitos, para que você possa avaliar a usabilidade, desempenho e funcionalidades da ferramenta.
  • Busque suporte especializado: geralmente, as consultorias de TI e profissionais especializados ajudam na avaliação, treinamento e adaptação da opção escolhida.


E então, qual ferramenta de TI a sua empresa ainda precisa para ter sucesso? Se precisar de um sistema de gestão integrado, você pode contar com a IN4Fale com os nossos consultores e alinhe as necessidades da sua empresa com a solução customizável para qualquer setor.

Posts Similares

Story