Frota própria ou terceirizada: Qual escolher?

A escolha entre frota própria ou terceirizada deve ser feita com muito cuidado. As empresas precisam avaliar bem os pontos positivos e negativos de cada modelo e identificar qual é o melhor para a gestão do negócio.

Por ser um tema que levanta muitas questões nos gestores, preparamos esse texto com algumas informações e considerações que precisam ser feitas antes de uma tomada de decisão. Portanto, se você tem interesse no tema, continue a leitura até o final e confira!

O que significa contar com frota própria?

Uma empresa que possui frota própria de logística é dona de todos os veículos utilizados para a realização das entregas. Ao mesmo tempo, tudo que envolve essa frota (documentação, manutenção, combustível, pedágio) é também de atribuição da organização.

O que significa contar com frota terceirizada?

Ao assinar contrato com uma empresa terceirizada para disponibilizar uma frota de entregas, seu negócio terá à disposição veículos especializados nesse serviço e também não terá que se preocupar com o pagamento de impostos e outros cuidados. No entanto, terá que adaptar a sua capacidade de entrega ao acordo efetuado com a empresa terceirizada.

Quais as vantagens de uma frota própria?

Controle de ponta a ponta.

Quando a empresa possui frota própria, consegue gerenciar o processo de forma completa. Dessa forma, pode solucionar problemas e identificar pontos de aprimoramento do processo logístico.

Maior flexibilidade nas entregas.

Contar com uma frota própria permite também possuir uma maior flexibilidade na hora de realizar as entregas. A equipe pode trabalhar depois do expediente em ocasiões com demanda extra, desde que você pague hora extra, incluindo finais de semana e feriados.

Sem restrição de quilometragem.

Outra vantagem de ser proprietária da frota é o fato de a empresa não contar com restrição de quilometragem por mês, o que permite estudar a melhor forma de realizar as entregas e oferecer um tempo de frete menor ao cliente.

Mais propaganda do negócio.

Que tal trabalhar o brand awareness (a consciência da sua marca), gastando pouco? Com uma frota própria, isso é possível. Os carros e caminhões irão circular por ruas e estradas levando a marca da sua empresa, algo que não será possível se você escolher terceirizar os veículos.

Quais as desvantagens de uma frota própria?

Maior tempo gasto.

Em contrapartida, para ter um maior controle do processo logístico, possuir frota própria significa também que sua empresa vai gastar mais tempo com uma atividade que não é a missão final do negócio, a razão dele existir.

Arcar com os custos de manutenção, pedágio e combustível.

Além do valor gasto com a aquisição dos veículos que farão parte da frota, a empresa que conta com frota própria também vai assumir os custos de manutenção, pedágio e combustível que envolvem a operação. 

Parte dessas despesas são previsíveis. Mas outras podem surgir de imprevistos, como acidentes que exigirão reparos, por exemplo.

Custos trabalhistas.

Ter frota própria também significa uma folha de pagamento de funcionários mais recheada. São custos com salário, décimo terceiro, férias, entre outros. 

Maior dificuldade para inovações.

Se na hora de adaptar as operações de acordo com as demandas da empresa, uma frota própria oferece maior facilidade, para as inovações, acontecem o contrário. 

Porque, se a logística não é a atividade principal do negócio, ficará mais difícil implantar inovações, especialmente aquelas que demandem investimento em novos equipamentos e softwares. Por consequência, esses entraves corporativos irão prejudicar a competitividade da frota e do serviço de entregas.

Agora que você já viu quais são as vantagens e as desvantagens de contar com uma frota própria, vamos te apresentar como funciona o trabalho logístico com uma frota terceirizada.

Como funciona a terceirização?

Por meio da terceirização, uma empresa pode contratar funcionários ou serviços a partir de outra. Esse processo já era comum no Brasil desde os anos 1990, quando atividades-meio (aquelas que não estão ligadas à missão final da empresa) passaram a ser privatizadas em várias organizações.

Por exemplo, um hospital privado que terceiriza a limpeza para uma prestadora de serviços especializada em limpeza de ambientes hospitalares e que fornece funcionários e aparato para a realização das tarefas.

A partir de 2017, no entanto, por meio da Reforma Trabalhista (lei nº 13.467), as atividades-fim de uma instituição, aquelas diretamente relacionadas a seu objetivo final, passaram a também serem terceirizadas.

Isso abriu portas para que diversas outras funções pudessem passar pelo processo de terceirização, abrindo um leque de oportunidades para os negócios.

No caso da logística, armazenagem, limpeza, manutenção, montagem de pedidos, segurança e o transporte de mercadorias são exemplos de atividades que podem ser terceirizadas.

Vantagens de uma frota terceirizada.

Custo fixo.

Uma das principais vantagens em contar com uma frota terceirizada é a segurança de ter um custo fixo definido em contrato, sem surpresas de mês a mês por conta de roubo de veículo, acidente, manutenção ou mudança no preço da gasolina.

Além disso, caso algum imprevisto aconteça, você terá um carro para substituir aquele que não pode rodar.

Ter uma despesa previsível facilita que seu negócio esteja com o orçamento em dia e as contas organizadas.

Serviço otimizado.

Terceirizar a frota tem como vantagem contar com carros mais novos e um serviço otimizado, visto que a empresa contratada irá cuidar apenas daquela tarefa. 

Como são especialistas na função, elas investem rotineiramente em melhorias e inovações para permanecerem competitivas diante dos concorrentes.

Em decorrência desses investimentos, seus clientes terão acesso a um serviço de entregas mais eficiente.

Tempo e capital para cuidar de outros serviços.

Com a terceirização da frota, você passa a ter mais tempo e recursos para cuidar de outras atividades fundamentais na empresa, como os produtos e serviços que você oferece aos clientes.

Desvantagens de uma frota terceirizada

Problemas de comunicação.

Enquanto em uma frota própria você tem contato direto com o motorista que realiza o transporte das mercadorias, em uma frota terceirizada há um mediador entre vocês. 

E, em meio aos vários clientes que eles atendem, é comum que ocorram problemas de comunicação. Atrasos ou outros tipos de imprevistos podem acabar não sendo comunicados.

Limite de carga a ser transportada.

É comum que nos contratos de terceirização de frota exista uma cláusula definindo um limite de carga a ser transportada. Isso pode impedir, por exemplo, que você se beneficie de épocas de alta procura pelo seu serviço, visto que terá um limite de atendimento bem amarrado.

Veículos sem personalização.

Por fim, uma frota terceirizada não irá contar com a marca da sua empresa em tamanho grande sendo exposta por aí. No caso de um negócio B2B, que atende outras empresas, isso nem chega a ser um problema. Já se o negócio é B2C, que atende diretamente consumidores, aí a coisa muda de figura.

O que analisar ao terceirizar a frota?

O primeiro passo na hora de terceirizar a frota é entender qual a necessidade de veículos que a empresa tem, incluindo marcas e modelos. O custo-benefício deve ser levado em conta na hora dessa definição.

A partir daí, será preciso entender quais outros serviços são do interesse do seu negócio e não podem ficar de fora do ofertado pela empresa a ser contratada para a oferecer a frota. É preciso fazer uma análise cuidadosa, visto que cada negócio tem necessidades diferentes.

Conheça o sistema de gestão para indústria que facilita o seu dia a dia!

Tenha o poder do controle fácil, gere informações precisas e aumente a lucratividade do processo de produção com o nosso sistema de gestão para indústria. Venha conhecer!

Posts Similares

Story