homem de frente para uma montagem com erp industrial

Erros comuns na implementação de ERP

Um sistema ERP (sigla em inglês para Enterprise Resource Planning) pode trazer muitos benefícios para uma organização. No entanto, sua implementação pode ser complexa e afetada por erros comuns, levando a atrasos nas operações diárias, custos adicionais e, em casos extremos, falhas completas do sistema. 


Tais erros ocorrem ​​por várias razões, como a falta de planejamento adequado, comunicação falha entre as equipes, falta de treinamento e envolvimento de quem o usará. Por isso, as empresas devem estar cientes da possibilidade desses erros e pensar medidas preventivas para evitá-los. 


A seguir, vamos expor alguns dos erros mais comuns que as empresas cometem ao implementar um sistema ERP e explorar meios de evitá-los. Vamos lá?

Afinal, o que é um ERP?

Para contextualizar, o ERP é um sistema integrado para gestão empresarial. Ele unifica todos os processos de uma empresa em um único software. Essa solução permite mais eficiência para gerar, armazenar e compartilhar informações e processos em todas as áreas como finanças, contabilidade, recursos humanos, compras, vendas, produção e logística.


O ERP é composto por vários módulos em uma interface customizável e atualizada simultaneamente. Isso ajuda a melhorar a comunicação e a colaboração entre as equipes, além de permitir a tomada de decisões mais informadas e estratégicas com base em dados precisos e sempre atualizados.


Implantar um Enterprise Resource Planning traz muitos benefícios, como:

  1. Redução de custos com outros softwares;
  2. Aumento da eficiência e produtividade;
  3. Melhoria na tomada de decisões;
  4. Aumento da visibilidade e controle sobre o que se passa dentro da empresa.

Erros comuns ao adotar um ERP.

Falta de planejamento

A implementação de um sistema ERP requer análises cuidadosas de todas as áreas para assim garantir eficácia e atender às necessidades da organização.


O planejamento adequado é essencial para garantir que o sistema seja bem-sucedido. Por isso, a falta dele leva a atrasos, custos adicionais e até mesmo ao fracasso do projeto. Ou seja, é essencial dedicar tempo suficiente para preparar a implementação do Enterprise Resource Planning.


Ok, mas como fazer isso? Algumas das etapas importantes para serem incluídas no planejamento são:

  • Identificação de necessidades e objetivos da empresa;
  • Definição dos processos que o sistema deve integrar;
  • Reavaliação de fornecedores;
  • Escolha do sistema ERP certo para a empresa — levando em consideração que o mercado tem muita variedade do sistema;
  • Definição de uma equipe que ficará responsável pelo projeto;
  • Cronograma realista para a implementação.

Delegar a equipe errada.

Delegar um grupo de pessoas erradas é outro erro comum, considerando que adotar sistemas requer equipe experiente e bem treinada para garantir que o projeto seja concluído com sucesso. Esse tipo de erro acarreta problemas e falhas durante a implementação, sabia?


Isso pode acontecer tanto com uma equipe interna — que não tem experiência suficiente ou não possui conhecimento técnico necessário — quanto confiar em uma consultoria externa sem familiaridade com os requisitos específicos da empresa.


Para evitar essa situação, certifique-se de que a equipe escolhida tem experiência com o programa e saiba gerenciar projetos. Ou seja, pessoas que possuam conhecimento técnico e experiência prática. Além disso, elas devem trabalhar bem em grupo, ter espírito de liderança e estar familiarizada com as operações e requisitos específicos da empresa.

Falta de treinamento. 

A falta de treinamento dos funcionários é um erro comum que as empresas cometem ao implementar um sistema ERP. Embora a implementação de um sistema como o ERP traga numerosos benefícios para a empresa, como maior eficiência operacional, é essencial que os funcionários estejam adequadamente treinados para usufruir de tais vantagens.


Os funcionários, por não estarem familiarizados com as funcionalidades do sistema, podem errar na entrada de dados e processamento de informações, atrasar projetos e ter retrabalho. Tudo isso soma negativamente a produtividade da dos setores.


E como a solução é integrada, um setor pode atrapalhar outros e virar uma bola de neve de descontrole. Quem trabalha no varejo sabe que essa situação pode custar caro, com atrasos nas entregas e clientes insatisfeitos.


Para evitar esse erro, forneça treinamento adequado aos funcionários que usarão o ERP. Lembrando que ele deve ser administrado antes da implementação, e também ser contínuo para garantir que todos usem com eficácia. O treinamento ideal atende as necessidades de cada departamento ou função, para que fique claro a importância do uso na área atuantes.


Além disso, mostre que essa mudança só tem a acrescentar na produtividade de todos. Os benefícios do treinamento e uso devem ser compartilhados, mostrando como o novo sistema pode tornar suas tarefas mais fáceis e eficientes. Isso ajuda a criar uma cultura de apoio à mudança e incentivar os funcionários a aprender e usar o sistema com eficácia.

Não realizar manutenções periódicas.

Não fazer a manutenção adequada e recorrente também é um erro comum. E não estamos falando apenas do ERP, mas sim de qualquer solução digital. 


A falta de manutenção pode levar a problemas, como falhas no sistema, falta de integridade dos dados, segurança do sistema, atrasos na entrada e processamento de informações. Fazer manutenções corretivas são mais custosas, em comparação às periódicas. Você não gostaria de consertar um erro depois de ter dados vazados ou erros nas informações entregues à Receita Federal, não é?


Para evitar esse erro, a manutenção deve ser planejada regularmente para garantir que o sistema esteja atualizado e funcionando. Manutenções programadas também são essenciais para não atrapalhar a produtividade dos colaboradores. Isto é, sabendo que haverá esse processo, eles podem se preparar para realizarem seus trabalhos antes ou depois, sem correr o risco de perderem dados. 


A manutenção geralmente inclui atualizações de software, correção de erros e solução de problemas. Não se esqueça dos backups regulares para garantir a segurança e integridade dos dados. O lado bom é que o ERP lida com a nuvem, opção bastante facilitadora para armazenagem de informações.


Negligenciar manutenções leva a custos adicionais para a empresa. Se não for mantido adequadamente, será  necessário realizar reparos caros ou até mesmo uma nova implementação. Portanto, se você quer garantir o sucesso do ERP a longo prazo, invista em manutenções recorrentes.

Ignorar o suporte do fornecedor do sistema.

É comum que gestores e líderes de projeto foquem em aspectos como a escolha do software, a configuração e personalização do sistema e treinamento dos usuários. Entretanto, um erro comum que muitas vezes é cometido é ignorar o suporte oferecido pelo fornecedor do ERP.


Esse é um recurso valioso para garantir o bom funcionamento da solução. Sabe por quê? Eles geralmente oferecem uma gama de serviços, como atendimento presencial, suporte remoto, consultoria especializada e treinamento adicional. Assim, eles ajudam a garantir que a sua empresa possa resolver problemas técnicos e de negócios relacionados ao ERP de maneira rápida e eficiente.


Ignorar a necessidade do suporte do fornecedor pode levar a prejuízos. Por exemplo, se ocorrer uma falha no sistema ou um problema técnico, a sua equipe perderá tempo tentando resolver a situação por conta própria. Além disso, sem o suporte, a empresa não terá acesso a vários recursos necessários para obter os melhores resultados.


Outro problema associado à falta de suporte do fornecedor é a falha na atualização e manutenção do sistema. Sem isso, o Enterprise Resource Planning fica desatualizado e vulnerável a problemas de segurança. As consequências não são boas: leva a perda de dados e informações confidenciais, além de comprometer a eficácia do sistema.


Por isso, considere apoiar-se no suporte do fornecedor que seja confiável e experiente. Para isso, é preciso pesquisar o mercado de soluções digitais e até pedir por indicações. 


Aqui na In4, por exemplo, a equipe de suporte ao cliente é preparada para qualquer situação. Com profissionais especializados, garantimos à sua empresa um processo eficaz de implementação, além de ajudar a evitar os erros comuns listados anteriormente. 


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