ilustracao-erpindustrial

10 Tendências de ERP industrial para 2024 que você precisa saber!

Entender as tendências é a única saída para continuar prosperando no mercado. Quando ao segmento que atua na logística, contar com um sistema como o ERP industrial, é praticamente obrigatório. Pensando em alinhar o conhecimento que um gestor deve ter sobre a solução e as formas de se preparar para o futuro, mapeamos aquelas que devem ser as 10 tendências de ERP industrial para os próximos anos; saiba mais.

Aqui vai uma grande verdade: a tecnologia está avançando a passos largos, e os sistemas ERPs também estão se adaptando a essas mudanças para tornar a gestão empresarial ainda mais completa e user-friendly. 

E para permanecer na dianteira do mercado e continuar a evoluir no segmento, os gestores de empresas precisam ficar de olho nas tendências de ERP industrial que moldarão os próximos anos no setor. 

Embora preliminar, é fundamental contar com essas informações para tomar decisões mais assertivas e dar um futuro melhor às suas companhias. 

Por isso, neste post, oferecemos uma olhada para aquelas que devem ser as próximas tendências do ERP industrial pelos vindouros anos.

Quer saber mais? Basta continuar a leitura!

10 tendências do ERP industrial para o futuro

Um triste, porém poderoso exemplo: a pandemia da covid-19 causou um grande impacto no mundo inteiro e em praticamente todos os setores. Muitas empresas acabaram fechando no meio disso tudo. 

Mas as que sobreviveram tiveram a chance de prosperar durante esse momento complicado de nossas vidas. E só conquistou isso quem soube de virar nos 30 para se manter de pé. 

homem de frente para uma montagem com erp industrial
O conceito de “data-driven” está ganhando destaque, representando a tomada de decisões com base em dados concretos, em oposição a decisões baseadas em suposições ou intuições dos gestores.

Na maioria dos casos, isso foi alcançada somente por meio da implementação de um sistema ERP moderno. 

Solução capaz de facilitar a inovação, a tomada de decisões e a rápida adaptação com confiança, o ERP industrial demonstou uma notável agilidade e está continuamente atualizado com as últimas tendências.

Pensando nisso, separamos as 10 tendências de ERP industrial para os próximos anos. Confira:

10. Sistema ERP em nuvem

Nos próximos anos, uma das tendências mais significativas no campo dos sistemas de ERP é a crescente adoção de soluções de gestão baseadas em nuvem. Embora tenha inicialmente enfrentado resistência, isso se deveu em parte à desconfiança, especialmente em áreas remotas do Brasil, onde a conectividade à internet era instável e pouco confiável, o quadro tem mudado.

nuvem de dados em montagem sobreposta com imagens de executivos em uma mesa de trabalho
No que diz respeito à segurança, a transição para sistemas de ERP baseados em nuvem tem se tornado menos intimidante.

Essa resistência, no entanto, vem diminuindo devido à expansão da fibra ótica, ao advento da tecnologia de dados móveis 5G e à disponibilidade de serviços de internet via satélite, como a Starlink. Os avanços estão transformando a conectividade em todo o país, mesmo em regiões historicamente desafiadoras em termos de acesso à internet.

Quando se trata da preocupação com a segurança, a migração para sistemas de ERP baseados em nuvem tem se tornado menos assustadora. Isso ocorre porque, ao optar por manter um servidor local, uma empresa corre o risco de perder todos os seus dados em caso de problemas com o servidor interno.

Dessa forma, nos próximos anos, é evidente que os sistemas de ERP, que antes dependiam da instalação em servidores locais, estão se tornando obsoletos. Eles estão sendo substituídos por soluções baseadas na web com armazenamento de dados na nuvem.

9. Operações mais sustentáveis 

Hoje em dia, os governos e os consumidores estão cada vez mais conscientes da importância da sustentabilidade nas operações das empresas, e essa mudança é uma necessidade inegável – ainda bem.

Aliás, existem pesquisas que comprovam que mais de 80% dos executivos concordam que as empresas devem se esforçar mais para proteger o meio ambiente. Como resposta a essa demanda, as companhias estão se comprometendo a se tornar neutras em carbono até uma data específica. 

ESG e sustentabilidade.
O ESG é uma das melhores soluções para se pensar em sustentabilidade dentro de qualquer tipo de empresa.

No entanto, muitas delas ainda não têm um plano claro sobre como alcançar esse objetivo. É justamente nesse cenário onde o ESG, software de Ambiente, Social e Governança, por exemplo, mostra a que veio. Mas engane-se quem acredita que essa é a única solução para elevar uma companhia em termos de sustentabilidade. 

O ERP também tem um papel fundamental a desempenhar nesse quesito. Dado que ele é o sistema central digital de muitas empresas, o ERP consegue desempenhar um papel essencial na operacionalização real e mensurável da sustentabilidade nas operações empresariais.

8. Sistemas mais especializados

Certamente, a busca por um controle mais abrangente dos processos empresariais é uma tendência notável no campo dos sistemas de ERP para os próximos anos.

funcionária mexendo em computador
As organizações estão em busca de sistemas de ERP que transcendam as funcionalidades fundamentais e tenham a capacidade de compreender e satisfazer as necessidades particulares de seus usuários e setores.

Essa tendência se manifesta principalmente na demanda por sistemas mais especializados e adaptados ao público-alvo de cada empresa.

Em outras palavras: as organizações estão buscando sistemas de ERP que vão além das funcionalidades básicas e que sejam capazes de compreender e atender às necessidades específicas de seus usuários e setores.

Simplesmente realizar tarefas básicas não é mais suficiente; a expectativa é que os sistemas ERP se tornem mais afinados e personalizados para atender às demandas únicas de cada empresa.

7. Coleta e análise de dados

Sem sombra de dúvida, a centralização de dados e a capacidade de gerar informações valiosas para a tomada de decisões são vantagens significativas de um sistema de ERP eficaz. 

Portanto, outra tendência significativa que podemos esperar nos próximos anos no âmbito dos ERPs é a crescente difusão de painéis de controle (ou dashboards) e análises de dados minuciosas nas empresas.

O conceito de “data-driven” está ganhando destaque, representando a tomada de decisões com base em dados concretos, em oposição a decisões baseadas em suposições ou intuições dos gestores.

executivo analisando o computador com vários dados sobrepostos em montagem
Hoje em dia, já existem profissionais especializados em coletar, analisar e extrair informações valiosas dessas fontes para ajudar as empresas a adotarem uma abordagem verdadeiramente orientada por dados.

Atualmente, já existem profissionais atuantes que são especializados em coletar, analisar e extrair informações valiosas dessas referências para auxiliar as empresas a se tornarem verdadeiramente orientadas por dados.

Essa tendência, aliás, é irreversível, uma vez que a quantidade e a qualidade dos dados disponíveis estão aumentando constantemente em diversos campos de atuação.

Portanto, as empresas que adotarem essa abordagem e souberem aproveitar ao máximo as informações disponíveis estarão em uma posição mais vantajosa para tomar decisões informadas e estratégicas no futuro, tendo mais munição para combater a concorrência.

6. Acessar em qualquer lugar

Outro ponto que não pode passar batido nas discussões sobre o futuro do ERP envolve a crescente demanda por acessibilidade por meio de diversos dispositivos.

gerente de capacete branco analisando dados do erp
Assim, como resposta a essa tendência tecnológica, os sistemas ERP mais modernos demonstram a capacidade de operar de maneira eficaz em qualquer dispositivo, seja ele um computador, tablet, smartphone ou qualquer aparelho que possua, no mínimo, um navegador conectado à internet.

A pandemia da covid-19 ajudou a impulsionar a digitalização dos processos e aumentou a necessidade de mobilidade nas empresas. Como resultado, é evidente que os gestores desejam cada vez mais acompanhar o desempenho de seus negócios de qualquer lugar e utilizando os dispositivos disponíveis, como smartphones.

Portanto, em resposta a esse movimento tecnológico, os sistemas ERP mais atualizados são capazes de funcionar de forma eficaz em qualquer dispositivo, gadget, smartphone ou afins que possua, no mínimo, um navegador conectado à internet.

5. Funções analíticas mais assertivas

Os sistemas ERP sempre desempenharam a função de coletar dados e oferecer recursos básicos de geração de relatórios, mas, hoje em dia, eles evoluíram significativamente além desse modus operandi.

Agora, as capacidades analíticas baseadas em inteligência artificial, as ferramentas de visualização de dados e até mesmo análises hipotéticas substituíram os antigos painéis de controle. 

executivos fazendo um call no trabalho
Olhando para o futuro, a tendência é que as tecnologias avançadas e as funcionalidades analíticas dos sistemas ERP modernos se expandam para além da mera disponibilização de dados.

Além disso, a análise conversacional baseada em mensagens se destacou, permitindo que os usuários façam questionamentos objetivos e recebam respostas por meio das funcionalidades analíticas dos sistemas ERP, que também respondem a comandos.

Para o futuro, então, a tendência é que as tecnologias avançadas e as funcionalidades analíticas dos sistemas ERP modernos consigam ir além da simples oferta de dados.

Elas devem orientar os usuários em suas tarefas, fornecer insights contextualizados e identificarão anomalias, enviar alertas ou notificações e convidar os usuários a se envolverem quando algum comportamento fora do padrão for detectado, por exemplo.

4. Soluções em conjunto com a inteligência artificial

Atualmente, estamos testemunhando uma corrida pelo domínio do mercado de inteligência artificial.

Existem, por exemplo, grandes empresas investindo significativamente nesse setor e lançando produtos surpreendentes, como é o caso do ChatGPT – certamente o mais notável nesse sentido.

Colaboradora usando ERP na industria.
A integração do ERP com a Internet das Coisas (IoT) proporciona uma ampla variedade de vantagens para as empresas.

Embora seja verdade que essa tecnologia – talvez – não esteja imediatamente associada aos sistemas ERP, é plausível prever que, em um futuro não tão distante assim, essas inteligências artificiais desempenharão um papel fundamental em auxiliar os gestores a aprimorar o controle de seus negócios por meio da integração com sistemas ERP.

3. Mais colaboração, menos alternância

Atualmente, a maioria das empresas enfrenta um desafio de colaboração que envolve alternar entre seu sistema ERP e outras plataformas e ferramentas de comunicação, como, por exemplo, o Teams da Microsoft, o Monday.com, o Zoom, o Slack, ou seja lá o que for.

Por exemplo, quando um colaborador está trabalhando em um pedido de compra de um cliente e precisa consultar um colega, é necessário sair da plataforma ERP e entrar em uma dessas outras.

executivos olhando para tablet
Atualmente, já podemos vislumbrar a possibilidade de que, em um futuro próximo, chats no Teams enviarão automaticamente dados relevantes do ERP para o grupo em tempo real, eliminando a necessidade de alternar entre aplicativos.

O mesmo também ocorre quando se deseja interagir com parceiros, fornecedores ou clientes – em outras palavras, a necessidade de alternar entre diferentes aplicativos é constante.

No entanto, é animador observar que alguns sistemas ERP estão começando a aprimorar a colaboração. 

Hoje é possível ter a oportunidade de saber que, em um futuro próximo, poderemos esperar que chat no Teams envie automaticamente dados relevantes do ERP para o grupo em tempo real, eliminando assim a necessidade de alternar entre aplicativos.

2. Personalização

No segundo lugar do pódio das tendências para o ERP industrial está a personalização. Atualmente, as soluções ERP estão evoluindo para se tornarem cada vez mais personalizadas. 

Colaboradores da fábrica.
Através da personalização do ERP, o sistema se torna altamente adaptável ao modo como cada usuário executa suas tarefas. Pode aprender os padrões, preferências e estilos de trabalho individuais, além de sugerir atalhos que aprimoram a eficiência e eficácia das atividades de cada usuário.

Vale notar que esse aspecto, no entanto, vai além da simples configuração – que envolve aspectos básicos como moeda, idioma e/ou fusos horários. 

Ela se concentra em ajustar o software para atender às necessidades específicas de cada usuário, tornando-o o mais adequado possível para a realização de suas tarefas individuais.

Por meio da personalização do ERP, o sistema se torna altamente adaptável ao modo como cada usuário realiza suas tarefas. Ele pode aprender os padrões, preferências e estilos de trabalho de cada um, além de sugerir atalhos que podem tornar suas atividades mais eficientes e eficazes. 

A personalização, muitas vezes realizada por meio de abordagens low-code ou no-code, aliás, permite que os usuários ajustem o software por conta própria – isto é, sem a necessidade de assistência de programadores ou desenvolvedores. Que barato!

1. Popularização do ERP no Brasil

Para encerrar a lista de tendências de ERP industrial, eis aquele que deve ser o grande destaque: a popularização do sistema no Brasil.

O que costumava ser uma ferramenta praticamente exclusiva das grandes empresas, o ERP vem ganhando mais popularidade entre o outro lado da corda: os pequenos e médios negócios. Isso mesmo!

Não acredita? Pois saiba que, de acordo com dados apurados pelo Capterra, fornecedor de mercado online que atua como intermediário entre compradores e fornecedores de tecnologia na indústria de software, 44% das empresas com até 250 funcionários já incorporam algum tipo de sistema ERP em seus processos.

executiva analisando dados em um tablet
Nos últimos anos da década de 1990 e nos primeiros anos dos anos 2000, os sistemas ERP eram raros e seus custos eram substancialmente elevados, às vezes alcançando a casa dos milhões.

Esse movimento, aliás, está em bastante sintonia com a evolução tecnológica que testemunhamos nas últimas décadas. No final dos anos 1990 e no início dos anos 2000, por exemplo, os sistemas ERP eram bastante escassos e tinham custos elevados – acredite, muitas vezes chegando até mesmo à casa do milhão. 

Hoje em dia, no entanto, a situação mudou. Existem centenas de sistemas disponíveis no mercado, e o melhor: com preços acessíveis até para microempreendedores individuais (MEIs).

Portanto, é seguro afirmar que a primeira tendência no campo dos ERPs é, sem dúvida, a sua crescente popularização, uma vez que um número cada vez maior de empresas adotará esse tipo de sistema.

Leia também: O que avaliar para garantir a escolha do melhor ERP? 9 Dicas para fazer uma boa escolha!

Conheça o sistema de gestão para indústria que facilita o seu dia a dia!

Tenha o poder do controle fácil, gere informações precisas e aumente a lucratividade do processo de produção com o nosso sistema de gestão para indústria. Venha conhecer!

Posts Similares

Story