Como está a sua Gestão Contábil?

Não tem como fugir, a parte contábil é essencial para a saúde do negócio. Sabia que não é preciso terceirizar essa tarefa? Além de ser custoso, a sua indústria pode ter dificuldades em consultar os mínimos detalhes a qualquer momento. Por isso, para realizar uma boa gestão contábil, o ideal é contar com a tecnologia de um ERP.


Contar com um bom sistema integrado de gestão empresarial possibilita a otimização de processos. Pode-se fazer isso por meio da organização e unificação dos setores.

A seguir, entenda como realizar a gestão contábil com a ajuda do ERP.

O que faz um ERP contabilidade?

Posso implementar um ERP somente para a gestão contábil do negócio? Sim, mas porque não aproveitar todas as funcionalidades do sistema e integrar todas as áreas do negócio? Inclusive, quanto mais unificado for, mais fácil será atuar nos processos de contabilidade.


No mesmo software conseguimos padronizar demandas para gerir e operar todos os processos necessários. Com o ERP você poderá trabalhar na parte tributária e estar de acordo com a legislação, por exemplo. Pode também gerenciar os contracheques dos funcionários e as notas fiscais dos fornecedores.

Dentre as outras funções para o setor de contabilidade, temos:

  • Controle contábil e tributário completo e atualizado, já que o sistema se encarrega de estar sempre em dia com a lei.
  • NF-e com a integração à Receita Federal.
  • Controle patrimonial.
  • Escrituração digital da Receita Federal.
  • Dentre outros.

Qual a importância de uma boa gestão contábil?

Estruturar a gestão contábil do seu negócio significa que você se preocupa em ter uma boa saúde empresarial. Assim, esse é um norte para entender a atual situação perante o mercado, clientes, funcionários, fornecedores e legislação.


Além de apontar os resultados, pode-se identificar problemas e manter todas as obrigações em dia. Quando feita corretamente, evitamos multas, processos trabalhistas e até sanções prejudiciais à sua indústria.


Quando se entende o atual momento vivido pela empresa, a tomada de decisão rumo ao crescimento e investimento fica mais simples de ser tomada.


Entretanto, a gestão contábil feita de forma manual é desafiadora. O profissional responsável tem que lidar com documentos, papeladas, dados e informações vindos de diferentes setores. Além disso, é preciso estar atento às mudanças na legislação, as quais são atualizadas recorrentemente.


Como todas as decisões contábeis influenciarão os outros departamentos, ter um aliado tecnológico é a melhor opção.

Por que usar um sistema ERP para aprimorar a gestão da contabilidade?

A otimização do tempo e a integração com outros setores são as principais vantagens. As tarefas antes manuais passam a ser automatizadas. Já não é preciso pedir aos setores relatórios no início da semana para receber na sexta-feira.


Usar um ERP para melhorar a gestão contábil é essencial, pois sabemos que esse trabalho exige priorizações e demandam muito tempo para serem realizadas. Sendo assim, a ferramenta ajuda no remanejo de tempo e demanda.

Os principais benefícios são:

  • Mais facilidade para tomar decisões estratégicas.

A influência que a contabilidade tem sob o negócio é grande. Por isso, contar com informações verdadeiras, confiáveis e de rápido acesso facilitam o processo de tomada de decisões.


O ERP oferece informações em tempo mensurável e armazenamento em nuvem, algo que garante obter um grande volume de dados sem pesar o sistema. Você pode contar com informações, tais como mark-up no preço da venda, ativos e passivos, margem de lucro e outros.

  • Minimiza os custos operacionais.

Custos de operações são inevitáveis. Sem o controle contábil, há o risco de extrapolar nestes custos e colocar a empresa em prejuízo não é difícil. Automatizar processos e centralizá-los permite focar nos custos necessários e eliminar os excessos.


Inclusive, com o ERP, não temos mais a necessidade de um software que realiza somente o controle de estoque e outro para realizar compras.

  • Mais produtividade

Com menos trabalhos manuais, pode-se obter mais produtividade com tarefas de maior valor agregado para o negócio. A rotina dos colaboradores fica mais eficaz e objetiva, até porque as demandas geradas pelo sistema se tornam mais simples e menos exaustivas que as manuais.

Os relatórios também estão simplificados e com assertividade, já que contam com informações atualizadas o tempo todo.

  • Reúne todas as informações no mesmo lugar

Todas as informações relevantes para o seu negócio estão reunidas em um só lugar. Isso ajuda a gerir o negócio com facilidade e buscar dados de forma simplificada.

Dessa forma, temos análises certeiras, padronizadas e mais amplas, que podem ser usadas em mais de um setor. Isso nos leva a integração completa da empresa.


A comunicação entre colaboradores tende a ser mais clara quando há integração em um mesmo sistema. Um bom ERP permitirá personalizar funcionalidades e ser adaptado de acordo com as necessidades e individualidades operacionais do seu negócio.

  • Dados seguros por criptografia.

Os dados da sua empresa são importantes demais para ficarem desprotegidos. A vantagem de contar com um sistema com armazenamento em nuvem é ter informações 100% seguras pela criptografia.

  • Acesso remoto garantido.

O acesso remoto do sistema integrado de gestão permite acessar informações de qualquer lugar do mundo. Cada colaborador possui um nível de acesso diferente e tudo que ele precisa é um dispositivo eletrônico.

Na nuvem, os dados ficam disponíveis 7 dias por semana, 24 horas. Isso é viabilizado pelos servidores externos para garantir a estabilidade do sistema e reduzir imprevistos.

Como implementar um ERP contábil na minha empresa?

Decidiu que é hora de contar com um ERP? Primeiro, você deve escolher o software que se adequa a sua realidade e necessidade. Para isso, faça um levantamento dos seus processos, gargalos e principais funções que a empresa precisará.


Ao escolher o fornecedor, a fase de implementação começa. Antes, não se esqueça de alinhar com os colaboradores e treiná-los para mudanças e padronizações. Mostre também as vantagens para o dia a dia deles e os incentive a aproveitar ao máximo.


Quando a ferramenta estiver em uso, acompanhe os resultados e faça ajustes onde for preciso. Para isso, considere percalços, metas e turnover de funcionários.


O ideal é obter ajuda dos representantes do ERP para que o treinamento seja eficaz e claro quanto às vantagens. Tome como exemplo a IN4:

  • Conta com agilidade na extração e assertividade das informações necessárias para entrega das obrigações fiscais e tributárias em dia e sem falhas. Evita também os gastos desnecessários com multas, evitando o retrabalho manual.
  • Conta com uma ferramenta de análise de compra eficiente para garantir o aumento de rentabilidade através de negociações inteligentes — principalmente nos produtos com maior giro.
  • Evita a compra de insumos desnecessários ou quantidades erradas, minimizando os custos excessivos.
  • Possui flexibilidade, possibilitando a consolidação das informações de todos os departamentos em um dashboard centralizado. Isso facilita a visualização do panorama do negócio.
  • Reduz a inadimplência de clientes através de informações precisas cedidas pela ferramenta, mapeando os processos de recebimentos e monitorando os índices.
  • Quando uma compra é realizada usando as análises geradas pelo ERP, também é possível calcular corretamente o custo de produção do produto e, assim, definir o seu preço de venda com precisão. Muitas vezes até com maior rentabilidade, negociando melhor a compra dos insumos.

IN4 também possibilita personalização para atender negócios de qualquer nicho e tamanho.


Quer saber mais sobre como a In4 ajuda a sua indústria na unificação e organização de processos da gestão contábil? Acesse nosso site para falar com um de nossos representantes.

Posts Similares

Story