nuvem de dados em montagem sobreposta com imagens de executivos em uma mesa de trabalho

Computação em nuvem: Quais são os impactos na manufatura?

O mercado se transforma em uma dinâmica acelerada e, nesse cenário, o fabricante precisa se adaptar às mudanças que vão garantir uma maior eficiência e longevidade ao seu negócio.


A computação em nuvem é uma das novidades que progressivamente está presente, e é capaz de transformar o dia a dia da indústria, e em particular o da manufatura.


Há uma pressão crescente por inovação, ao mesmo tempo em que é preciso atender da forma mais eficiente possível uma gama diversa de consumidores. 


A computação em nuvem se apresenta, então, como uma solução para promover um melhor gerenciamento e controle dos processos e elevar a capacidade operacional.


Quer entender melhor como essa tecnologia pode auxiliar sua empresa? Continue a leitura do post até o final.

Investimentos em nuvem.

Os investimentos em infraestrutura de computação e armazenamento em nuvem estão em constante crescimento. Para se ter uma ideia, em 2021 o valor total alcançou a marca de 73,9 bilhões de dólares, um índice 8,8% superior ao ano de 2020. A tendência é que o investimento continue crescente, uma vez que a adesão e a maturidade no uso da tecnologia cresce pelo mundo, incluindo no Brasil.

O poder da computação em nuvem

Junto com a inteligência artificial (IA), a internet das coisas (IoT), blockchain e a realidade virtual, a computação em nuvem é impulsionadora da chamada quarta revolução industrial.


Ela oferece a capacidade de armazenar e transferir dados entre dispositivos em altíssima velocidade, o que permite que fabricantes desenvolvam novas soluções para seus negócios e otimizem a resolução de problemas, em especial aqueles mais urgentes.


Para se ter uma ideia, a computação em nuvem deverá impactar todas as etapas do processo de produção, desde a obtenção de matérias-primas, passando pela produção, gerenciamento de estoque e logística. 


Afinal, além da grande velocidade na transmissão de dados, outro benefício é que eles passam a estar disponíveis de maneira remota, em qualquer local, desde que se tenha acesso à internet. É uma flexibilidade capaz de transformar toda a dinâmica da indústria, como também de garantir mais segurança e confiabilidade aos processos.

Desafios da indústria de manufatura.

Aumento no preço de insumos, energia, juros altos e incerteza econômica. A indústria da manufatura enfrenta muitos desafios e, portanto, ficar de fora dos benefícios que a transformação digital pode oferecer não é uma opção.


Muitos fabricantes não podem bancar o custo de ter uma equipe de TI própria, muito menos com os investimentos para a construção de uma infraestrutura de TI moderna. Nesse cenário, a computação em nuvem aparece como a solução ideal. 


Ela permite que se economize bastante com custos de armazenamento e servidor, aumentando a eficiência operacional. Dessa forma, mudar para um sistema de gestão empresarial integrado baseado em nuvem elimina os gastos com manutenção de software e infraestrutura de TI interna, sendo, então, financeiramente compensador.

Setores da indústria onde a computação em nuvem age.

Reunimos aqui alguns dos processos produtivos onde a infraestrutura em nuvem já proporciona mais eficiência e ganho produtivo na indústria.

Gerenciamento

Um sistema em nuvem facilita bastante o gerenciamento de operações diárias de uma indústria. Ele é capaz de integrar todos os departamentos que fragmentam a operação em uma mesma base de dados, permitindo um monitoramento simples e seguro da eficiência, dos recursos disponíveis e dos custos.


Esse modelo de gestão permite ao fabricante ter uma visão mais completa e precisa do negócio e ajuda a enxergar o que está criando valor. Como consequência, também contribui para uma tomada de decisão mais segura, a partir do momento que fornece um diagnóstico preciso e mensurável, semelhante a uma fotografia do exato momento em que a fábrica está.


Também fortalece uma cultura de gestão, mudando a forma como se pensa e interpreta os resultados, se alcança metas e se desenham os planos de ação.

Monitoramento da produção

A coleta de dados em tempo simultâneo, por meio de sensores integrados às máquinas é capaz de exibir um diagnóstico concreto da situação desses equipamentos, antecipando problemas que possam ocorrer.


Nesse sentido, é possível tomar medidas de prevenção, além de reparos mais certeiros e eficientes. O sistema de gerenciamento em nuvem evita, portanto, o tempo de produção parada e diminui ou anula o prejuízo, aumentando a eficiência operacional.


A grande quantidade de dados a ser armazenada também possibilita enxergar uma correlação de eventos e a realização de análises preditivas. É mais segurança na hora de executar o planejamento e a tomada de decisão, prevenindo perdas. Essa visão precisa e privilegiada ainda permite um ganho relevante em competitividade, em um cenário cada vez mais acirrado.

Desenvolvimento de novos produtos.

O processo de desenvolvimento de um produto costuma ser caro e demorado, uma vez que envolve protótipos, testes e mais testes, além de experiências de uso. O uso de sistemas baseados em nuvem também é capaz de agir em benefício dessa área. 


O acesso remoto de dados permite a contratação de equipes de diversos lugares, que trabalham de maneira integrada pela internet. A tecnologia torna os ciclos de inovação mais rápidos, facilitando o lançamento de novos produtos e possibilitando que o mercado esteja cada vez mais atualizado e atendendo melhor às necessidades de seus clientes, aumentando a vantagem competitiva ante aos concorrentes.


O levantamento de dados manual levaria muito mais tempo e não permitiria que sua indústria se adaptasse aos novos desafios na velocidade que estes exigem.

Consumo

Uma indústria de manufatura que deseja crescer deve priorizar uma boa experiência do cliente. Os dados em nuvem permitem a junção de informações de vários consumidores, de forma organizada e eficiente. Ao mesmo tempo que gera uma visão unificada, ela também pode oferecer uma análise detalhada, capaz de realizar o rastreio de preferências desses clientes.


Assim, será possível avaliar como aprimorar e personalizar seus produtos e serviços individualmente para cada cliente. Ferramentas de automação, como o CRM, possibilitam um relacionamento aprofundado com o consumidor, gerenciando vendas, marketing, atendimento e pontos de contato. As informações extraídas auxiliam a fechar negócio e a desenvolver uma fidelidade que gera recompra.

Faça uso de um ERP

O ERP é um software de gestão de gestão empresarial, automatiza processos antes realizados de forma manual e armazena dados na nuvem, promovendo uma visualização unificada e remota para os colaboradores.


Um sistema ERP facilita o fluxo de trabalho entre as diferentes áreas de uma indústria, alinhando a comunicação e facilitando a tomada de decisão.


 A indústria que faz uso de um sistema de gestão ERP ganha em autonomia, a partir do momento que conhece melhor a si mesma e está mais interligada.


Essa tecnologia otimiza tarefas rotineiras e reduz o número de falhas, aumentando a eficiência operacional e gerando mais competitividade.


Agora que você já conhece os impactos da computação em nuvem na manufatura, descubra o sistema ERP da IN4. Ele vai te ajudar a manter o estoque saudável, equilibrar compra e venda, alcançar suas metas comerciais e alavancar seus resultados financeiros. É uma excelente solução para não ficar para trás em meio aos desafios que o mercado impõe.


Confira a demonstração em vídeo de como funciona o nosso software clicando aqui e veja em nosso site quais empresas já fazem uso de nossas soluções e aproveitam os benefícios que elas são capazes de oferecer no setor de manufatura.

Posts Similares

Story