Diferenças entre ERP e CRM.

ERP ou CRM? Quais as diferenças e como fazer a integração entre eles?

Contar com a tecnologia na empresa já virou uma obrigação, não é mesmo? As várias soluções digitais oferecidas pelo mercado são facilitadoras na rotina para diferentes departamentos. Há duas soluções em específico, que não podem ficar de fora: o ERP e o CRM.

É preciso entender que empresas precisam de sistemas otimizados de eficiência e produtividade. A boa notícia é que ambos sistemas citados cumprem muito bem esses papéis. 

Apesar de semelhantes em alguns aspectos, suas funcionalidades se diferenciam, sabia? Se você tem familiaridade com os termos, mas não sabe qual atenderia melhor a demanda da sua empresa, esse artigo encontrou você em boa hora. Leia a seguir e entenda qual dos sistemas você precisa. 

O que é CRM?

CRM é um software que organiza as interações com o cliente, melhorando o relacionamento e criando insights para o marketing e vendas. Além de ajudar a conquistar novos clientes, o CRM também auxilia na manutenção de quem já comprou com você, pois gerencia todos os aspectos da venda, inclusive depois de feita.

Por exemplo, o analista de marketing pode usar as informações coletadas no sistema de CRM para enviar e-mails (e outros formatos de comunicação) personalizados a um determinado grupo de pessoas, assim como entender o comportamento do público-alvo. 

Ilustração CRM.

A grande maioria dos sistemas de CRM são fáceis de usar e podem ser integrados com outras plataformas. Alguns, inclusive, fazem projeções de faturamento e insights orientados por inteligência artificial. 

Além disso, pode-se monitorar o comportamento do consumidor, para mandar comunicações certeiras. A qualificação de leads feito por CRM também reduz o CAC (custo de aquisição por cliente); assim, você conquista mais pessoas gastando menos tempo e menos dinheiro.

O que é ERP?

Já um ERP é um software mais complexo e que ajuda as empresas no gerenciamento das operações diárias, como logística, processos de manufatura, contabilidade, comprar, compliance, finanças e até recursos humanos. 

Tanto o CRM quanto o ERP viabilizam acesso e compartilhamento de informações em um só lugar. Ou seja, ambos são programas usados para a centralização do controle da organização. 

Algumas das muitas funções de um ERP são:

  • Gerenciamento em tempo real;
  • Gestão voltado para recursos humanos, como folha de pagamento e benefícios;
  • Rastreio de frota, supply chain e cadeia de produção;
  • Integração completa da empresa;
  • Gerenciamento de pedidos;
  • Integração com outras plataformas;
  • Controle financeiro, contábil e fiscal.

Qual é a diferença entre ambos?

Alguns ERPs oferecem recursos de CRM básicos, auxiliando no gerenciamento da experiência do cliente, mas o ERP se destaca pela redução de custos, eficiência logística e de processos.

Já o CRM é ótimo para aumentar as vendas e melhorar o atendimento ao cliente. Isto é, um é focado na parte interna da empresa, e o outro se preocupa em como chegar até o cliente e como manter uma boa comunicação.

Afinal, você precisa do ERP ou CRM?

Qual é a hora certa de implementar um ERP? Qualquer empresa enfrentando dificuldades para organizar o fluxo das informações se beneficia do ERP. Se você está operando no prejuízo ou no break even point, o ERP também é ideal para sair dessas situações. 

Não podemos esquecer da gestão tributária oferecida pelos ERPs. Estar em conformidade com a lei é difícil se fizermos de forma manual. Com um sistema, é possível saber todas as documentações e taxas necessárias a serem pagas ou declaradas e evitar problemas com o governo no futuro.

Não há substituto para uma boa gestão da informação integrada e estruturada por completo, mesmo se a empresa for de pequeno, médio ou grande porte. Tocar um negócio sem usar programas de gestão é como andar de patins morro abaixo: você vai levando na emoção, sem saber os próximos momentos, mas quando se dá conta, já caiu. 

Diferença do ERP e CRM.

Por outro lado, você precisa de um CRM? Se o seu negócio é focado em vendas de produtos e serviços, a resposta é sim. A sua equipe tem metas de fechamento de contrato para bater todo mês? Conte com o CRM para isso. 

Além disso, esse programa é primordial na pós-venda, ajudando a estar em contato constante com o cliente a poucos cliques de distância. Afinal de contas, vender para quem já comprou na sua mão é mais barato que conquistar um novo cliente, sabia? 

Pois, o consumidor fiel já conhece seu produto, então não é preciso grandes esforços de comunicação para conquistá-lo. 

Para responder a sua pergunta, de uma vez por todas, entenda: um ERP arruma a casa, e o CRM faz uma grande diferença no processo e volume de vendas. Ambos podem ser implantados na empresa, mas um não substitui o outro — a não ser que o ERP escolhido tenha as funções de CRM.

Como escolher um bom CRM?

Para saber se uma solução de CRM é boa, basta identificar alguns pontos relevantes. Por exemplo, o software tem a possibilidade de integração com as plataformas já usadas na minha empresa?

Pode-se investigar também como são os resultados e insights fornecidos pelo programa. As informações apresentadas são necessárias para a equipe de vendas e marketing? 

Outra questão é pensar na equipe e se há a possibilidade de investir no treinamento dos colaboradores para o uso da ferramenta. Quem ficará responsável e terá acesso? Essa pessoa tem experiência com algum programa parecido?

segurança também é um bom ponto, pois muitas informações da base de clientes e da sua empresa estarão registradas lá. Por isso, certifique-se que o CRM escolhido oferece armazenamento seguro, sendo ele criptografado e em nuvem. 

Pense também na escalabilidade. O programa acompanharia o crescimento da sua organização? Seria possível armazenar um grande volume de informações e ser usado por vários funcionários ao mesmo tempo? 

Se o CRM escolhido soluciona as questões levantadas, isso quer dizer que você encontrou o programa ideal.

Como escolher um bom ERP?

Para saber se o ERP é bom, pesquise se ele conseguirá integrar toda a empresa, inclusive ao software de CRM, para compartilhar dados sem nenhum gargalo e sem interrupção das operações. 

Como as plataformas de ERP são mais complicadas, é preciso receber treinamento do fornecedor para aproveitar todas as funcionalidades. Sabendo das funcionalidades, se pergunte: ele atende a todas as necessidades do meu negócio? 

Como escolher um ERP.

E mais: um ERP personalizável deve ser a sua escolha, porque cada negócio possui necessidades diferentes e com certeza será  preciso fazer ajustes nas funções para funcionar na capacidade máxima. 

Pontos importantes a serem considerados antes da implementação do sistema:

  • Identificação e definição das áreas prioritárias;
  • Saber quem estará envolvido e com acesso; 
  • Coloque na ponta do lápis o custo-benefício desse investimento;
  • Identifique se há escalabilidade no programa. 

Por onde começar?

Para fazer uma boa escolha, você pode começar pesquisando entre seus fornecedores e até mesmo na concorrência. Muitas vezes, a internet nos permite realizar estudos detalhados sobre o que procuramos, concorda? 

Não se esqueça das vantagens de cada sistema e os compare com as necessidades da sua empresa. 

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