Gamificação na empresa: o que é e como regras tão comuns ao jogo podem motivar as tarefas

A procura por otimizar a produtividade nas empresas levou ao desenvolvimento do mercado da gamificação. Uma pesquisa feita pelo MarketsAndMarkets estimou que o conceito crescerá muito no mundo todo até 2025 — serão mais de 30 bilhões de dólares investidos até lá.


Mas, afinal, o que significa gamificação na empresa? Entenda, no artigo a seguir, o conceito e em quais mercados tem a possibilidade de aplicação.

O que é a gamificação na empresa?

A gamificação de empresas tem ganhado mais espaço entre gestores. Trata-se de uma estratégia para tornar tarefas ou processos rotineiros da empresa mais lúdicos e atraentes para os funcionários, utilizando elementos de jogos para motivar e promover o engajamento.


A gamificação promove a produtividade, a satisfação dos funcionários e a alavancagem de vendas. Para isso, é preciso implementar uma série de ações, como: 

  • A criação de desafios e competições internas (funcionário do mês, por exemplo);
  • A definição de objetivos claros e de fácil mensuração; 
  • Utilização de recompensas para incentivar o desempenho (bonificação no fim do ano fiscal).


Além disso, a gamificação pode ser utilizada para melhorar a comunicação interna, a colaboração entre equipes e até a integração de novos funcionários. 

Exemplos de gamificação na empresa.

Treinamento e Desenvolvimento: a empresa pode criar jogos de simulação para promover a resolução de problemas e tomada de decisões em situações reais.

  • Programas de recompensas: criação de programas de recompensas por atingir metas ou completar tarefas, como fim de semana em resorts e bonificação em folha.
  • Motivação para o bem-estar: jogos que recompensem os funcionários por fazer atividade física ou comer de maneira saudável. Por exemplo, a participação de maratonas de corrida pode garantir um dia de folga.

Os benefícios da gamificação.

São inúmeros benefícios para a gestão de equipes e para a organização. Alguns dos principais benefícios incluem:

Melhora a motivação, engajamento e produtividade dos colaboradores.

A gamificação torna as tarefas e processos mais interessantes e até desafiadores, o que aumenta a motivação e o engajamento dos colaboradores. Além disso, ela permite entender o progresso na jornada para atingir objetivos. Processos lúdicos utilizando a estratégia ajudam na parte criativa e produtiva. 

Otimiza a comunicação e colaboração.

Os jogos promovem a comunicação e a colaboração entre equipes, fator fundamental para o sucesso de qualquer projeto, tarefa e empresa. Os jogos ajudam também a integrar novos funcionários e a fortalecer a troca entre os membros da equipe.

Maior satisfação dos colaboradores.

Para os funcionários, o trabalho se torna mais agradável, algo que é motivador para atingir objetivos e metas. Ou seja, a gamificação melhora o clima organizacional e aumenta a satisfação dos colaboradores com a empresa. 


Contudo, não podemos esquecer da importância da gestão de pessoas. Assegurar os direitos do trabalhador é essencial para a satisfação na empresa.

Existe diferença entre gamificação e gestão de pessoas?

Enquanto a gamificação utiliza elementos de jogos — recompensas, desafios e progressão — a gestão de pessoas foca em garantir que as pessoas sejam tratadas de maneira justa e com equidade no ambiente de trabalho. 


A semelhança é que ambos almejam o desenvolvimento do trabalhador para atingir objetivos pessoais e empresariais.


Apesar das diferenças, a gamificação pode ser usada como ferramenta poderosa na gestão de pessoas. Por exemplo, podemos usar a gamificação para bater metas de vendas e com isso, oferecer férias coletivas nos feriados de final de ano. 


No entanto, os jogos não devem ser vistos como solução mágica para eventuais problemas de gestão de pessoas. Pelo contrário: eles devem ser usados como complemento de uma abordagem ampla e de igual oportunidade. Por exemplo, rodadas recorrentes de feedback e reconhecimento, oportunidades claras de desenvolvimento profissional e cultura organizacional positiva e inclusiva.

Quais segmentos posso implementar a gamificação?

A gamificação é tão útil, que pode ser aplicada em vários setores da empresa. Isso inclui a área de treinamento, a gestão de projetos, vendas, performance e outros. E mais: a gamificação é personalizável, prometendo atender às necessidades específicas da organização, não importa a quantidade de funcionários. Pode também ser facilmente integrada às estratégias de gestão já existentes.


Alguns exemplos de segmentos para implementar a gamificação são:

  • Saúde: é utilizada para incentivar as pessoas a manterem hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos, comer alimentos saudáveis e monitorar sua condição de saúde. Isso por meio de desafios diários de exercício físico, como é o caso do app da Apple chamado Fitness, no qual exige uma meta de passos por dia, desafio com os amigos, e mais.
  • Educação: usamos em sala de aula para tornar o aprendizado mais lúdico e desafiador. Pode-se usar um sistema de pontos, símbolos e premiações para quem alcançar os maiores níveis.
  • Vendas: para motivar os vendedores a atingirem seus objetivos e incentivar a colaboração entre equipes, podemos aplicar competições internas com metas monetárias. Além disso, gamificar ajudar a empresa a identificar oportunidades de vendas e melhorar a eficiência dos processos.
  • Marketing: ela aumenta a percepção do cliente sobre seus produtos ou serviços, além de fidelizá-los e promover o engajamento. Por meio de concursos ou sistema de pontos, é possível incentivar as pessoas a compartilharem informações sobre a marca com amigos e familiares.
  • Finanças: é utilizada para incentivar o gerenciamento das finanças com mais eficiência, como poupar dinheiro e investir. Softwares com jogos para atingir objetivos ajudam na maneira lúdica e desafiadora de se pensar.
  • Recursos Humanos: A gamificação pode ser utilizada para incentivar a equipe a atingir metas rotineiras e para aprimorar a comunicação e a colaboração entre equipes. Podemos também identificar oportunidades de treinamento e desenvolvimento de pessoas.

A gamificação na logística e no armazém

Os jogos também são usados na logística. Essa é uma forma de tornar os processos mais eficientes e desafiadores. Ao mesmo tempo, incentiva a equipe a atingir seus objetivos e desenvolver suas carreiras.


Pode ser usada para melhorar a eficiência dos processos de logística, incluindo a gestão de armazéns, gerenciamento de estoques e frotas, além do monitoramento de entregas.


Para obter sucesso, é preciso definir objetivos, comportamento desejado e entender as necessidades da empresa. Por exemplo, se as entregas estão atrasadas, porque não criar um jogo que possa premiar a equipe que libera as encomendas com mais agilidades? Quanto mais cedo a entrega, maior são os pontos alcançados.

A equipe pode ser recompensada com prêmios, como viagens ou folgas extras, por atingir metas específicas.

Conclusão:

Até aqui você aprendeu que a gamificação na empresa pode ser uma ferramenta poderosa para motivar e engajar colaboradores, assim como melhorar a produtividade e aumentar a satisfação dos funcionários. Quando é bem aplicada, torna-se uma estratégia valiosa para quem deseja ter uma equipe altamente motivada e satisfeita.


Apesar de ter uma grande vantagem de ser aplicada em qualquer segmento e departamento, a gamificação como estratégia única não é o ideal. Você também precisa investir na gestão de pessoas.


Para motivar as tarefas da sua equipe, o primeiro passo é garantir todos os direitos do trabalhador. Mais adiante, é preciso incentivá-los com a possibilidade de recompensas ao atingirem metas.


Para isso, conte com a tecnologia. Há softwares para todos os tipos de gamificação e gestão. 


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