Datas comemorativas: logística para atender a alta demanda sem atraso

O comércio brasileiro é um dos principais movimentadores da economia. Durante as datas comemorativas, há um aumento expressivo de compras em lojas físicas ou online. Já faz parte da nossa cultura presentear nestas datas, já reparou?


Nesses momentos de confraternização e demonstração de afeto, o alto faturamento pode ser realidade para as empresas. Mas, apesar de serem atraentes, há quem não consegue lidar com a alta demanda da maneira apropriada. Isso pode resultar em queixas, atrasos e até perda de frete.


Então, como lidar com a alta demanda nesses períodos comemorativos? O texto a seguir ajudará você a sua empresa nessa situação, leia a seguir.

As datas comemorativas mais relevantes para o Brasil

As datas que você deve prestar atenção todo ano são:

Segundo o Webshoppers, só em 2021 notou-se que 34% do faturamento total do e-commerce veio das datas comemorativas. Ainda segundo o levantamento, o Dia dos Namorados teve o maior crescimento em comparação às outras datas sazonais: 91% de crescimento no faturamento. Já o Dia das Mães de 2020 cresceu 64% em relação a 2019.

Por que devo me preparar?

Independente do segmento, as datas sazonais impulsionam as vendas. Por isso, é de extrema importância se preparar com antecedência. Para isso, é preciso contar com uma equipe de qualidade ou até contratar mais mão de obra, mesmo que temporária, para dar conta da demanda. Boas estratégias de logísticas podem ser cruciais para o sucesso do negócio.

Os principais motivos para se preparar para as datas comemorativas são:

Alta demanda

Repare que mesmo com a pandemia de Covid em 2021, os maiores índices de vendas do ano aconteceram em épocas comemorativas, graças ao e-commerce. Com a retomada das vendas em lojas físicas, os consumidores estão ainda mais estimulados a comprar e presentear pessoas queridas.

Satisfazer seus clientes

A satisfação da clientela não é medida somente pela qualidade dos produtos ou serviços. Cumprir a data de entrega é o mínimo para que o cliente fique satisfeito, até porque ninguém gosta de atrasos, não é?


Uma boa estratégia é colocar a logística promocional em ação. A equipe preparada saberá evitar imprevistos e resolver problemas.

Com a entrega em dia, mesmo nas datas sazonais, sua reputação tende a crescer e fazer sucesso.

Consolidação da marca

Quer ser lembrado? Então, esteja sempre atualizado com as tendências do mercado. Quando o e-commerce surgiu, muitos negócios demoraram a entrar nessa modalidade. Quem adotou logo no início, conseguiu se consolidar.

Os períodos sazonais oferecem grandes oportunidades de impulsionar vendas e de se consolidar no mercado.


Ou seja, a logística focada em promoções é uma grande ferramenta para ser referência no segmento e ganhar novos clientes em datas festivas e durante o ano todo.

Afinal, como atender a alta demanda?

Agora que você entende a importância das datas comemorativas, a pergunta que fica é: como se preparar para a alta demanda? Preparamos as principais dicas para você.

Como se preparar

Comece melhorando a logística do negócio. Para isso, entenda como as demandas rotineiras funcionam e avalie as melhores datas sazonais para o produto ou serviço que oferece. O ideal é considerar datas internacionais, nacionais e até municipais, como o aniversário da cidade.


Na Black Friday, por exemplo, a alta demanda vem tanto nas lojas físicas, quanto no e-commerce. Já o Cyber Monday é destinado às ofertas online.


Para que tudo dê certo, planeje as promoções levando em consideração a sua capacidade de entrega e quais recursos terá que alocar para fazer funcionar. Lembre-se que a malha rodoviária pode estar congestionada em datas como fevereiro, por conta do feriado de carnaval.

Dê atenção à gestão do controle de estoque

Controlar o estoque nessas datas pode ser desafiador. Por isso, o planejamento e a gestão do estoque são tão relevantes e devem ser levados a sério. A melhor decisão para ter uma boa gestão é contar com a tecnologia.


Estamos falando dos sistemas inteligentes de gestão. Com a integração de todos os setores, é possível monitorar tudo que entra e sai da empresa, e entender os riscos antes de qualquer falha.

Um ponto de atenção é que esses softwares devem ser implementados na empresa antes das datas de alta demanda. Isto é, você não vai querer lidar com a implementação de novas tecnologias no período natalino, não é mesmo?


Seu time precisa de treinamento, todos os documentos precisam ser computados e a gestão de risco deve ser uma das primeiras prioridades do software. Quando há familiaridade com o processo, o negócio tem chance de faturar mais nas datas sazonais.


Quanto aos estoques voltados à essas datas, se planeje para evitar faltas e até encalhe de produtos. Prepare-se também para repor o que for necessário antes que os contratempos apareçam, pois, é quando você começará a lidar com a resolução de problemas.


Uma dica valiosa também é estar em contato com os fornecedores o tempo todo. Dessa forma, você controla melhor o recebimento dos produtos nos prazos estabelecidos.

Cliente informado é cliente feliz

Quando compramos pela internet, gostamos de saber onde nosso pedido está. Por isso, seu cliente deve estar informado de tudo — afinal, eles colocam grandes expectativas sobre a compra.


Uma dica é avisar seus clientes de uma possível alteração no prazo de entrega por conta da alta demanda. É dessa forma que o consumidor saberá o que esperar, além de evitar receber reclamações na internet. Prometer e não cumprir é algo sério para quem investe no seu produto.


Isso também vale para as compras em lojas físicas. Seu cliente quer ser informado de todos os atributos do produto e realizar uma compra feliz.

Quem são seus parceiros logísticos?

Contar com um único parceiro logístico pode ser arriscado demais, especialmente com altas demandas. Para ajudar a atender um grande volume com qualidade e segurança, conte com mais parceiros. Há muitas opções no mercado, sabia?


Você pode escolher entre:

  • Parcerias locais: menos burocráticas e usadas para atingir locais próximos ao negócio;
  • Nacionais: para lojas online com alcance por todo o país;
  • Serviços fulfillment: oferecidos por grandes marketplaces, como o Magalu. Eles já têm produtos armazenados nos centros de distribuição para que possam entregar o produto em poucos dias ou até em poucas horas.

Foque nos resultados

Até aqui você reconheceu a importância de preparar a logística para atender a alta demanda. Mas que tal ir além? Você pode definir metas antes de colocar as estratégias em ação.

No fim do período de alta demanda, é possível emitir relatórios para acompanhar o andamento de tais ações. A ideia é entender onde foram os pontos de acerto e onde você precisa melhorar para a próxima data comemorativa.


E então, acha que consegue organizar a sua empresa para momentos de alta demanda do mercado? Conte com a ajuda do sistema de gestão integrado da In 4, o ERP personalizável de acordo com a sua necessidadeClique aqui e saiba como.

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