Software de gestão: O que é e quais as suas vantagens?

O software de gestão (ou sistema ERP, do inglês “Enterprise Resource Planning”) nada mais é do que um conjunto de ferramentas e recursos que, uma vez unidos, permitem otimizar e simplificar o dia-a-dia da empresa, oferecendo um suporte para que ela tenha controle de suas diferentes áreas. 


A ideia aqui é praticidade. O software de gestão permite que diversas áreas da empresa sejam organizadas e monitoradas em um único lugar, integrando por exemplo planejamento, compra e venda de produtos, finanças, registro de clientes/ fornecedores e muito mais. 


O resultado de termos tudo em um único local é a otimização do trabalho administrativo (gestão) e operacional.

Qual a importância do Software de Gestão empresarial?

No que diz respeito à área de gestão empresarial, a palavra é integração. Todos os diferentes times da empresa funcionam de forma integrada com o software em questão, pois suas funcionalidades buscam auxiliar a eficiência, segurança e comunicação. 


Alguns softwares de gestão empresarial tem as características de serem maleáveis e customizáveis, havendo adaptação deles aos processos da empresa, permitindo dessa forma uma diferenciação junto ao mercado.


Algumas empresas funcionam como todas as outras, seguindo uma receita única, outras empresas buscam seguir seus próprios processos e buscar diferenciação no mercado.


Empresas de grande ou pequeno porte, assim como de qualquer segmento de mercado, podem fazer uso e colher os benefícios do uso de uma aplicação como um ERP.


Ferramentas como o gerenciamento de produtos através do monitoramento contínuo, rastreio e organização por meio de processos padronizados e bem mapeados tornam a rotina de qualquer empresa muito mais eficiente.

Qual a abrangência desse tipo de software?

Para entender melhor a abrangência das aplicações de um software de gestão, pode-se relacionar suas funcionalidades com as diferentes áreas de uma empresa:

  • A parte de controle de estoque e vendas é essencial para qualquer empresa que lide com entrada e saída de material, assim como é necessário que haja um detalhamento controlado de seus fornecedores, orçamentos, despachos e pedidos à disposição;
  • É imprescindível que se tenha a supervisão adequada de despesas e quantidade de itens, com a movimentação e armazenamento de material sendo bem controlada, desde a matéria-prima até o produto acabado;
  • Na área de gestão financeira há o controle do fluxo de caixa, a possibilidade de emitir relatórios financeiros, administração de contas a Pagar e Receber, conciliação bancária, bem como a emissão de boletos e notas fiscais.


Todas essas funcionalidades, juntas, auxiliam no aumento do lucro da empresa, eliminando despesas desnecessárias e otimizando o trabalho dos colaboradores.


Um bom exemplo de como o sistema ERP funciona na prática é quando se tem matéria-prima sendo encaminhada ao setor de produção. 


Por conta desse encaminhamento o item é retirado do estoque e o departamento de compras tem essa visibilidade, sabendo desse modo que se deve iniciar o processo de reposição do item para fabricação. Ou seja, temos uma série de ações realizadas automaticamente, sem a necessidade de que cada uma dessas etapas seja controlada de forma isolada.


A nossa demo mostra, na prática, como um sistema ERP pode auxiliar no dia a dia de uma indústria, reduzindo erros operacionais, tempo de trabalho e custos. Clique agora e saiba mais!

Posts Similares

Story