ERP para Indústrias: O que é? Como funciona? Qual sua importância para as indústrias?

Desde a invenção das máquinas a vapor durante a primeira revolução industrial, que permitiu a mecanização de processos de produção que antes eram feitos de forma manual, todos sabemos como avanços tecnológicos são essenciais para a inovação na indústria.

Hoje, vivemos a quarta revolução industrial, e vivemos esses avanços tecnológicos de forma cada vez mais rápida e atualizada.

Essa revolução, também chamada de Indústria 4.0, engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas, com a chegada primeiro da internet, trazendo um aumento exponencial da conectividade, além de fatores como Inteligência Artificial (IA), robótica e computação em nuvem.

Esses avanços estão revolucionando continuamente as formas de produção e os modelos de negócios não só no Brasil, mas também no mundo como um todo.

Sabemos que na gestão empresarial é necessário sempre estar à frente, tomar decisões de forma rápida e objetiva e trabalhar com eficiência para se destacar em seu segmento, independente de qual seja ele ou o porte de seu negócio.

Novas tecnologias atuam na otimização de processos, produtividade e redução de custos e tempo.

Dessa maneira, as indústrias andam de mãos dadas com a tecnologia, sendo ao mesmo tempo impulsionada por ela e também catalisadora desses avanços. O mais importante, claro, é que a empresa se mantenha estratégica, atualizada e sempre pronta para crescer em seu mercado.

Por isso, o ERP para indústrias entra cada vez mais como uma ferramenta indispensável para alcançar o sucesso empresarial. Mas, para entender porque essa ferramenta é tão essencial, primeiro é necessário saber:

O que é o ERP para Indústrias? 

Um ERP (do inglês, Enterprise resource planning, que em tradução direta significa “Planejamento de recursos empresariais”) é um sistema de gerenciamento integrado de informações e processos de um negócio em um banco de dados centralizado, feito em tempo real e que pode ser mediado por um software.

Esse sistema fornece uma visão integrada e continuamente atualizada dos principais processos da empresa, rastreando os recursos relacionados a finanças, matérias-primas e capacidade de produção, além de acompanhar tarefas e responsabilidades como: pedidos de compras, folha de pagamento, emissão de notas fiscais e gerenciamento de custos.

Essa centralização significa que, ao invés de ter que lidar com diversas planilhas em diferentes sistemas, torna-se necessário usar apenas uma única ferramenta, a partir da qual a empresa pode integrar todas as suas áreas.

O ERP facilita o fluxo de informações entre os diferentes setores da empresa e gerencia as conexões entre essas diferentes áreas. Com um sistema ERP, você gere a empresa com uma visão global, mas sem esquecer dos detalhes de cada parte do processo.

Um pouco sobre MRP I e MRP II…

MRP I e II (Materials Requirement Planning e Manufacturing Resource Planning, respectivamente), são ferramentas voltadas ao gerenciamento de materiais em uma indústria.

Indústrias compram matérias-primas e as transformam em produtos. Dessa forma, a complexidade na gestão de estoques é ainda maior do que um comércio que atua apenas na compra e revenda.

Assim, os sistemas MRP atuam nessa área com o objetivo de atenuar e/ou resolver essas complexidades, auxiliando na fiscalização das compras e produção. 

Quais as funcionalidades (e vantagens!) de um ERP para o segmento industrial?

Um sistema ERP para indústria é dividido em diferentes módulos, cada um deles voltado ao gerenciamento de uma parte específica.

Tais módulos são interligados, integrando as áreas da empresa num só lugar, permitindo cruzamento de dados, informações e a automatização de diversas tarefas. Entre os módulos presentes em um ERP para esse segmento, podemos citar:

      1) Gestão da produção:

Permite o planejamento dos recursos relacionados à produção por meio do MRP e MRP II, verificação da disponibilidade de recursos desde a matéria-prima, rastreamento das etapas de produção, controle do estoque, gerenciamento de processos terceirizados, lean manufacturing, gerenciamento multi-planta e multi-locais, etc;

      2) Gestão de vendas:

Gerencia limite de crédito para os clientes, acompanhamento de equipes comerciais, gera dados que permitem aumentar rentabilidade;

      3) Gestão de compras:

Fiscaliza pedidos de acordo com o estoque e giro de produtos, gerencia o relacionamento com os fornecedores; cotação online dos produtos, confere pedidos;

      4) Gestão financeira e contábil:

Fluxo de caixa, controle da inadimplência, DRE, margem de contribuição, ciclo financeiro e operacional, ponto de equilíbrio, escrituração fiscal, SPED fiscal e contábil, eSocial, NF-e/SAT, NFC-e e NFS-e etc.;

Com tantas funcionalidades, já dá para imaginar um pouco das vantagens obtidas pela empresa que decide implementar um sistema ERP…

       1) É possível prever problemas com mais facilidade e, por isso, encontrar soluções mais rapidamente

    2) Com processos automatizados e mais controle na gestão de estoque e vendas, a produtividade aumenta rapidamente

      3) Integração total: Nenhuma ação acontece sem que seja acompanhada de perto. Todos os setores estão interligados e informações cruciais se comunicam através do sistema.

    4) Gestão de equipe otimizada, tornando mais fácil avaliar o desempenho de equipes, e apontar possibilidades de melhoria na administração

    5) Redução de custos a partir de diagnósticos de desperdício, desde a matéria-prima utilizada na produção de produtos até os materiais de escritório.

Quando um ERP para indústria é indicado?

Bom, a resposta rápida é:

Sempre, para toda indústria focada em gerar maiores margens de lucro, dar mais qualidade ao seu trabalho e otimizar suas operações.

Esse sistema, como já vimos, atua de diversas maneiras: Auxiliando na redução de custos, melhorando a produção, atuando no gerenciamento de recursos e funcionários, e até mesmo melhorando a experiência com os clientes da empresa.

Ou seja, em outras palavras: Se você possui uma empresa e ela não utiliza um sistema ERP, ela com certeza necessita dele, e definitivamente se beneficiará dessa implementação.

No conteúdo acima, te apresentamos um pouco do que é um ERP específico para o segmento industrial e como ele é essencial para trazer eficiência e agilidade na gestão de empresas.

Agora que já sabe mais, conta pra gente! Ficou interessado em um ERP para sua indústria?

Conheça quem pode te fornecer exatamente a solução que sua empresa precisa: IN4 ERP

Posts Similares

Story