Solução logística: Como aprimorar os processos da sua empresa?

Empregamos o conceito de logística de forma intuitiva no nosso dia a dia. Organizando atividades, planejando horários, nos comunicando. Porém, quando falamos de gestão empresarial, entender como planos de logística eficientes são imprescindíveis para o sucesso da empresa é fundamental. É necessário entender a importância desse setor dentro do seu negócio para se manter competitivo e atualizado.  

Mas o que é uma solução logística?


Antes de falarmos sobre problemas de logística e suas possíveis soluções, precisamos entender melhor o que queremos dizer quando falamos de “Logística”.

Logística é um substantivo feminino que significa “Organização, gerenciamento, gestão dos detalhes e pormenores de quaisquer atividades”. A palavra vem do francês “logistique”, que está relacionada ao planejamento e realização de projetos. Nas guerras, a logística se trata da “ação de organizar teoricamente a localização, disposição e transporte dos envolvidos numa operação militar”, além de tratar “dos problemas de transporte e de abastecimento das tropas” Logística também é utilizada como parte da álgebra e lógica matemática.

Quando falamos de logística para empresas, estamos tratando da administração de recursos materiais, financeiros, pessoas e informação. Mais especificamente, estamos tratando da gestão dos produtos de uma empresa, desde a compra e entrada de matéria prima até o transporte e a subsequente distribuição de produtos finais.

Já uma solução de logística se trata do conjunto de estratégias aplicadas a essa administração de recursos. Essas estratégias podem estar relacionadas à manutenção do estoque, seleção de fornecedores, definição de rotas para a entrega dos produtos, etc. Para cada uma dessas áreas de atuação, há tipos de logística (planejamento, estratégia…) diferentes, como podemos ver a seguir:

Quais os tipos de logística?


·         Logística de produção


Esta logística trata da gestão e controle da matéria-prima, até a finalização dos produtos que serão posteriormente comercializados. Dentro dessa logística, devem ser administrados: controle de materiais, mão-de-obra, informações no processo produtivo e etc. Trata-se de toda a estratégia que envolve os produtos fabricados.


Ainda é possível dividir a logística de produção em “áreas” ou etapas, de acordo com o tipo de produto em questão. Alguns exemplos incluem: 

• Padronização de produtos: Quando os itens produzidos são feitos em larga escala e uniformidade

• Produtos sob medida: Desenvolvidos para um cliente específico, de acordo com suas necessidades e objetivos;

• Processos em lote: Sistema produtivo relativamente flexível, visando atender diferentes pedidos dos clientes por demanda. 

·        Logística de distribuição


A categoria de distribuição tem a função principal de administrar justamente a forma como o material da empresa é distribuído. Aqui estamos tratando de rotas e planos de entrega a partir do momento de saída da fábrica até a entrega aos clientes, além do controle de estoque e prestação de contas, para que não haja problemas com a carga. A logística de distribuição, quando bem executada, agiliza o processo de distribuição de mercadorias, o tornando mais ágil, barato e seguro.


As principais etapas da logística de distribuição incluem:


1.
  Gestão de transporte: Em poucas palavras, é a etapa de definir como exatamente a carga será transportada, levando em conta as características dos produtos e planejamento de possíveis rotas.

2.  Checagem e expedição de mercadorias: Trata-se da etapa que cuida da certificação de pedidos, para garantir que os clientes recebam exatamente o que solicitaram.

3.  Controle de frete: Etapa que lida com negociações de frete, buscando preços justos e fidelização de clientes. 


.         Logística reversa 


A logística reversa está entre as prioridades de empreendedores desde meados de 2010, com a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com a Lei nº 12.305. É obrigatório que empresas repensem seus impactos ambientais, tendo responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida de seus produtos, até mesmo levando em conta a destinação correta de resíduos pós-venda ou pós consumo.

Neste setor, o objetivo é sustentabilidade, a partir da organização de processos que visam minimizar ao máximo possível prejuízos ao meio ambiente e à saúde, além de evitar desperdícios.

Possíveis ações através da logística reversa incluem: 

  • Reciclagem ou reuso – reincorporação de materiais na cadeia de produção
  • Desenvolvimento de produtos mais sustentáveis
  • Descarte consciente
  • Prevenção de desperdícios

Fábricas de bebidas que fabricam garrafas retornáveis são um bom exemplo de atuação no setor de logística reversa.

Fábricas de bebidas que fabricam garrafas retornáveis são um bom exemplo de atuação no setor de logística reversa.

.         Logística de suprimentos


Dentro da logística empresarial, a logística de suprimentos é o setor que lida com tudo que está relacionado às necessidades materiais para o funcionamento pleno das operações da empresa. Seu funcionamento inicia na escolha dos fornecedores, lida com todo o controle do fluxo, movimentação e armazenamento dos insumos e matérias-primas, leva em conta o planejamento de tempo de produção, e considera inclusive a demanda de cada material necessário para o andamento da produção. Toda a cadeia de suprimentos é influenciada por este setor de logística, que controla preços, estoque, acessibilidade dos itens e atua também no controle de qualidade dos produtos finais.


Este setor de logística empresarial consiste de basicamente três etapas:


1.  Entrada: Quando os suprimentos necessários para produção chegam na empresa

2.  Mercadoria em processo: Produção de produtos finais a partir da matéria-prima

3.  Entrega ao consumidor


Agora que você já conhece os diferentes setores de logística empresarial e suas funcionalidades, fica fácil entender como inovações em logística são fundamentais para manter uma empresa competitiva e atualizada no mercado. É fácil perceber, também, que diversos problemas existentes nas empresas, como por exemplo: Problemas de estoque, complicações nas rotas, avarias nas entregas… São na realidade problemas de logística! E que, por isso, podem ser resolvidos a partir de inovações em seus devidos setores de logística, buscando os melhores tipos de solução para cada problema.


Porém, não basta só saber o que é logística e como aplicar essas estratégias que já vimos. Na prática, empresas lidam diariamente com quantidades cada vez maiores de dados e processos interconectados, e a tecnologia entra como uma ferramenta indispensável para a administração mais eficaz da empresa. É aqui que entra o sistema ERP, um software que permite a organização efetiva de todo o fluxo de informações recebido. Existem diversos benefícios do uso de um sistema ERP nos mais diversos setores das empresas. Na área de logística, em particular, o ERP é uma ferramenta ainda mais poderosa. Esse fluxo de dados é centralizado e administrado em tempo real. Com o auxílio do ERP na área de logística torna-se ainda mais fácil, por exemplo: Reduzir o inventário, garantir sua precisão, maximizar a margem de lucro da empresa, otimização de tempo de produção e entrega.


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